Vai viajar para a Itália no Outono? Confira nossas dicas e viaje tranquilo!

Tempo de leitura: 12 minutos

Vai viajar para a Itália no Outono? Ótimo! Tenho recebido tantos questionamentos sobre como é o clima na Itália no outono e o que fazer por lá nessa época do ano, que resolvi “per bene”, escrever esse post para vocês, em caráter de urgência! Bom, as estações de ano na Europa costumam ser bem marcadas, ao contrário do Brasil, que é um país tropical em que as estações do ano se misturam e não percebemos ao certo, se estamos no inverno ou na primavera, por exemplo. Na Itália é ao contrário, todas as estações são muito bem definidas! (A foto acima foi feita na cidade de Monza).

Outono-da-itália2

Outono-da-itália3-by-Jean-PonchiroliComo será o outono de 2013 na Itália?! Boa pergunta! A princípio, pelo que tenho lido e pesquisado, Outubro propriamente dito será ameno e acima da média por toda a Itália, com exceção da região norte, mais influenciada pelos sistemas climáticos predominantes nos Alpes, onde já tem neve! Ou seja, aos que viajarem para o norte, aviso que teremos temperaturas um pouco abaixo da média!
Outro fenômeno que está ocorrendo na Europa em outubro é a formação de um anti-ciclone oriundo da Russia em direção ao Atlântico e a Itália que está no meio do caminho, sofrerá as consequências. Este anti-ciclone trará um pouco de instabilidade, e consequentemente, um pouco de chuva. Para ficar mais claro, anti-ciclone são massas de ar em rajadas cíclicas vindas da atmosfera em direção à terra, ao contrário do ciclone que se forma na terra e sobe para a atmosfera. (As fotos acima e abaixo, foram feitas em Milão)

Outono-da-itália

Em outubro, as temperaturas já estarão em declínio gradativo e ainda não temos a neve! Excluindo-se os dias de chuva e de temporais, os outros dias geralmente são lindos, céu azul, uma luz fantástica para fazer fotografias e tudo convida para se sentar num Caffè, ao ar livre, folhear um livro ou no caso da maioria de vocês, um guia de viagens e curtir um solzinho, mesmo parecendo que ele não aquece! Muito bom!

Em novembro, as previsões indicam que uma massa de ar fria de rápida formação e oriunda do polo norte avançará sobre a Europa e consequentemente sobre a Itália. Como dizem os italianos, Novembre sará invernale!. Novembro é bem conhecido como prelúdio de frio na certa! O clima já é bem mais gelado e este ano teremos temperaturas também abaixo da média nos Alpes e na região norte, dentro da média no centro da Itália e acima da média no sul. Até meados de novembro, ainda conseguimos curtir dias abertos, porém gélidos. Mais para o final do mês e até meados de dezembro (início do inverno), muito provavelmente já terá caído neve e continuará nevando esparsamente por todo o inverno, o que torna a paisagem especial. (As fotos abaixo foram feitas em Pavia, num dia de céu aberto)

Outono-da-itália-6-by-Jean-Ponchiroli

Outono-da-itália4-by-Jean-Ponchiroli

Lembro a primeira vez que presenciei a precipitação de neve na Itália e confesso, é lindo! Foi num dia em que acordei, preparei uma caneca de café e fui para a janela da cozinha e me deparei com neve caindo e os telhados das casas todos branquinhos. Wowww! Abaixo, compartilho com vocês o vídeo que fiz neste dia em Milão, cidade onde eu morei, já no final de novembro. Não é bacana?!

Mas e ai? O que fazer na Itália no outono?! Existe alguma vantagem? Bom, eu diria que existem prós e contras! Nessa época do ano é baixa estação na Itália, então, de largada temos algumas vantagens bem interessantes. Os preços das passagens de avião por exemplo, via de regra são mais baratos, os hotéis fazem pacotes super econômicos e os preços de praticamente tudo sofre um leve declínio, por exemplo em restaurantes, bares e caffès. Outra vantagem por exemplo é você poder curtir uma ópera em Milão ou em Roma ou até um show bacana de algum artista famoso a preços mais atrativos. Já pensou um show de Andrea Bocelli?!
No outono e início de inverno, os parques ainda são convidativos, muito embora não tenha mais a paisagem tão verdejante, pode-se curtir um solzinho estirado-se num banco ou como disse acima, tomando um café em algum lugar bacana ao ar livre! Opções não faltam.

Outono-da-itália-7-by-Jean-Ponchiroli

E os contras? Em se falando de hotéis, sugiro não deixar para chegar na cidade e arriscar uma hospedagem em cima da hora, principalmente nas cidades menores, pois se o frio for muito rigoroso e nevar muito, eles podem decidir por fechar as portas e ai você estará em maus lençóis, literalmente.
Se no período de sua viagem, você pegar uma nevasca “daquelas” ai sim, tudo fica mais complicado e frustrante, infelizmente! É a mesma sensação de você se preparar para ir para o Nordeste do Brasil e chegando lá, ao invés de calor e muito sol, você pega uma semana de chuva sem parar, a ponto de não conseguir sair do hotel. Imaginou?! É horrível! Em épocas de muita neve, o trânsito fica caótico, algumas linhas de trem podem não funcionar e é até ruim de se locomover a pé, por exemplo. A neve antes fofinha, agora é compactada pelas pisadas das pessoas e se transforma em gelo que, consequentemente, torna-se muito escorregadio, então cuidado por onde andar!

Outono-da-itália-5-by-Jean-Ponchiroli

Fiz uma pesquisa sobre as temperaturas mínimas e máximas de algumas das principais cidades italianas no outono, o que acredito ser bastante útil para o planejamento da sua tão esperada viajem, olha só:

Milão – Mín de 10° e máx de 17° em out, Mín de 5° e máx de 10° em nov e Mín de 1° e máx de 6° em dez.
Veneza – Mín de 11° e máx de 18° em out, Mín de 6° e máx de 11° em nov e Mín de 2° e máx de 7° em dez.
Bolonha – Mín de 10° e máx de 20° em out, Mín de 5° e máx de 15° em nov e Mín de 1° e máx de 9° em dez.
Florença – Mín de 10° e máx de 21° em out, Mín de 5° e máx de 15° em nov e Mín de 2° e máx de 10° em dez.
Roma – Mín de 11° e máx de 22° em out, Mín de 7° e máx de 16° em nov e Mín de 4° e máx de 13° em dez.
Nápoles – Mín de 12° e máx de 22° em out, Mín de 8° e máx de 17° em nov e Mín de 5° e máx de 14° em dez.
Palermo – Mín de 14° e máx de 20° em out, Mín de 10° e máx de 15° em nov e Mín de 7° e máx de 13° em dez.

E para fechar o post, que roupa vestir na itália, no outono? Bom, algumas coisas não podem ficar fora da sua mala em hipótese nenhuma, são elas:

1. Um calçado com solado alto, caso contrário, em situações extremas como a neve, você esquecerá que tem dedos no pé!
2. Uma ceroula. Sim… eu sei, a última que você deve ter visto foi do seu tataravô, mas acredite, é necessário! Para homens e mulheres!!!
3. Meias grossas;
4. Blusas de lã ou linha;
5. Jaqueta grossa (impermeável de preferência);
6. Luvas;
7. Cachecóis;
8. Gorros, boinas, toucas. Não esqueça de proteger suas orelhas!
9. Protetor labial, caso contrário sua boca se transformará numa linda couve-flor;
10. Protetor solar. Isso é para os dias de sol em que você fica que nem lagarto tentando se aquecer a acha que o sol não tá queimando a sua pele. Fique esperto!

Como podem perceber, essa época do ano exige algumas precauções e bastante planejamento. No mais, desejo que aproveitem ao máximo sua viagem à Itália e espero que minhas dicas tenham sido úteis e proveitosas para todos vocês!
Caso seja sua primeira viajem internacional, não esqueça de dar uma olhada no Guia de passageiro da Infraero, clicando aqui!

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos, clicando nos botões disponíveis abaixo e não esqueça de curtir a nossa página no Facebook!!!

Arrivederci a tutti!

Fique por dentro do que acontece no Guia da Itália! Assine nossa lista de e-mail!

* indicates required


9 Comentários


  1. adorei esta dica dos climas na italia.mas tudo que se relaciona a este país é lindo.
    e achei maravilhoso o item do vestuario. nota 10,

    Responder

  2. Serviu bastante pra mim que estou morando aqui há pouco tempo e ainda não conhecia bem a mudança de temperatura do país. Valeu.

    Responder

  3. Muito bom a matéria engraçado que a maioria estão preocupados com o frio hahaha.

    Responder

  4. ou jean, tenho uma pergunta… Estou escrevendo um livro, que se passa em Verona e que saber em que época do ano mais neva? E no natal tem neve?
    Obrigado gosto muito do blog.

    Responder

    1. Olá Bruno!
      Sim, no Natal tem neve e as temperaturas tendem a ser negativas, -3, -5 e já peguei até -8 em janeiro! Quero ler o seu livro heim?!
      Aguardo!

      Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.