Tempo de leitura: 6 minutos
Turismo na Itália – Hoje falaremos sobre a visita que fiz à Brescia, uma cidade italiana com rica herança arquitetônica, localizada na parte superior do Vale do Rio Pó. Para quem desconhece, Brescia faz parte da Lombardia, norte do país e é considerada a segunda mais importante cidade da província de Milão, e atrás de Milão, Roma, Nápoles e Torino é a quinta maior cidade da Itália levando-se em consideração o aglomerado urbano total que se desenvolve aos arredores do seu território.
Brescia é uma cidade encantadora e que vale muito a pena ser conhecida. Rica em belezas naturais, é berço de heranças arquitetônicas que vão dos templos romanos à bela Piazza della loggia, onde acontece a maior feira da cidade. Os resquícios da antiga muralha medieval, podem ser vislumbrados em vários pontos da cidade, e esta antiga defesa teve sua construção iniciada há 400 anos antes de Cristo, ou seja 1900 anos antes do Brasil ser descoberto! É mole?!
Brescia, assim como outras tantas cidades italianas, atrai milhares de turistas anualmente, sendo as suas atrações mais relevantes o Duomo Vechio (velho) e Duomo Nuovo (foto acima), o Castello di Brescia e os restos “mortais” do Foro Romano, onde se destacam o Tempio (templo) Capitolino e o Teatro Romano, ambos construídos cerca de 75 d.C. O Tempio Capitolino (foto abaixo) é dividido em três partes, numa das quais abriga o Museo di Santa Giulia que no dia da minha visita estava fechado, infelizmente.
No centro histórico da cidade encontra-se o Castello di Brescia (foto acima), imponentemente localizado no topo da colina chamada Cidneo. O início deste Castello remonta cerca de 100 anos a.C. e a visita é obrigatória, pois o lugar “transpira” história, além da vista panorâmica da cidade que é simplesmente fantástica.
Brescia impressiona o turista por ser uma cidade organizada, limpa e muito bem sinalizada e vale lembrar… quando visitei Brescia era final de inverno e início de primavera na Itália e o clima estava ameno e bem agradável! Para quem está planejando uma viagem e quiser saber quando viajar para Itália, clique aqui!
Alguns números:
- População: 190.000 habitantes aproximadamente
- Região: Lombardia (Norte)
- Distancia de Milao: 97 km
- Tempo de viagem de trem: 1 hora e 15 minutos
- Custo da viajem: € 7,00 , partindo de Milão e em trem regional.
Já escrevi sobre como viajar de trem pela Itália, perdeu essa matéria?, então confira aqui!
Link permanente
Gostei da cidade pensava em usa-la de base devido as acomodações não serem tão caras como milão.
Abcs.
Link permanente
Ricardo,
Bom dia!
Realmente, comparada a Milão, Brescia é bem mais em conta e como dizem os italianos “à mettà strada” (no meio do caminho) para diversos outros lugares!
Vale a pena!
Abraços!
Link permanente
Vou fazer vários bate e volta tipo como,garda,torino e modena então vou dividir com brescia que achei muito limpa e calma.
Link permanente
Recomendo! Moro aqui hà 7 anos e meio e a cidade, além de bela e organizada, é um ponto estrategico para acomodaçoes e logistica. O aeroporto Orio al Serio é muito perto e dele partem varios voos Low cost para toda a Italia e Europa. Da pra fazer bate e volta em Verona ( aqui perto), mantova, Lago de Garda ( recomendo um passeio em Sirmione). Venham, vale a pena conhecer!
Link permanente
Luciana,
Obrigado pelas excelentes dicas!