Tempo de leitura: 4 minutos
Turismo na Itália – Se no seu roteiro de viagem contemplar a Toscana como destino, conhecer Siena é quase que uma obrigação! Não acredita?! Então eu vou lhes presentear com 7 razões para que confiem nas minhas dicas e conheçam essa fantástica cidade.
Distante uns 70 km de Florença, Siena é uma cidade de colina com quase 60 mil habitantes e distribuída irregularmente ao redor da Piazza del Campo, considerada uma das maiores e mais preservadas praças medievais da Europa.
A Piazza del Campo é o centro nervoso de Siena e por ali o movimento é constante. A praça tem o formato de um leque e é lotada de turistas que se espalham sentados pelo chão ou ocupam as dezenas de bares e restaurantes super charmosos.
Nesta praça estão localizados o Palazzo Pubblico, que é a prefeitura da cidade, construída em 1342 em estilo gótico e que possui uma torre com mais de 100 metros de altura, chamada Torre del Mangia (foto acima) e a famosa Fonte Gaia localizada do lado oposto da prefeitura. Ambas, cartões postais de Siena (foto abaixo).
Como curiosidade, a água que alimenta a fonte, provém de um aqueduto construído a 500 anos atrás, muito provavelmente na mesma época que Cristóvão Colombo descobriu a América.
Depois de uma parada estratégica para um café, segue-se para a Piazza del Duomo, onde encontra-se por redundância, o Duomo e o Museo dell’Opera del Duomo. Considerada uma das maiores catedrais da Itália, foi construída em estilo gótico-românico entre 1136 e 1182 e abriga obras primas de valor inestimável.
Olhando o Duomo de frente, observa-se à sua direita uma ampliação da catedral totalmente inacabada, cuja pesquisa que fiz posteriormente, revelou outra curiosidade.
Em meados do século 14, foi projetada uma ampliação da catedral que por consequência a tornaria a maior igreja da Cristandade, no entanto, a peste de 1348 que exterminou mais da metade da população da época, fez o projeto não se concretizar por completo, sendo literalmente abandonado.
Pela fachada inacabada e pelo contorno da ampliação, a nave teria algo em torno de 30 metros de largura, por 50 metros de comprimento (foto abaixo).
Seguindo pelos labirintos de vielas de Siena, entende-se porque ela é considerada uma das cidades medievais mais lindas da Itália. Percorrendo essas ruas, observa-se os símbolos de cada bairro, literalmente demarcados por bandeiras nas janelas, placas e entalhes, demonstrando como os moradores são leais aos bairros em que nasceram e moram até os dias atuais.
No total, Siena é composta por aproximadamente 17 bairros, dos quais 10 deles são representados na corrida de cavalos, o famoso Palio de Siena, uma das festas mais comemoradas da Toscana e que acontece todos os anos em 2 de julho e 16 de agosto. Infelizmente quando eu visitei Siena estávamos em maio e perdi o espetáculo, porém ficou a vontade voltar algum dia para participar da festa!
Outra atracão imperdível da cidade é o santuário e a casa de Santa Catarina, padroeira de Siena. Cercada de capelas e claustros, a Casa di Santa Caterina (em italiano), é repleta de pinturas e esculturas que retratam a vida da Santa que foi canonizada em Roma, em 1461 e o melhor de tudo, a entrada é franca.
E para finalizar, seguindo mais adiante, encontramos a Igreja de San Domenico, ou São Domingos, localizada na praça que leva o nome do santo (foto abaixo em segundo plano). Ali, numa das capelas dedicadas à Santa Catarina, pude observar num tabernáculo dourado, o que considerei a maior atracão desta igreja, a cabeça da santa padroeria.
Isso mesmo, a cabeça de Santa Catarina de Siena à mostra, a pouquíssimos metros de distancia, in natura, sem máscara, santificada. Confesso que é emocionante, e a experiência é única. Recomendo!
Assim, como prometido, os 7 motivos pelos quais você não pode deixar de conhecer Siena são:
- Piazza del Campo
- Palazzo Pubblico
- Fonte Gaia
- Duomo
- Palio di Siena
- Casa de Santa Catarina de Siena
- Igreja de San Domenico
Bom pessoal, espero sinceramente que tenham gostado do nosso breve tour e não custa repetir, tá passando pela Toscana? Visite Siena! 😉
Informações úteis:
Distância de Roma: 236 km;
Distância de Milão: 370 km
Distância de Florença: 70 km
Site da cidade: Clicando aqui!
Link permanente
Jean, parabéns por sua matéria!
Tenha certeza de que, quando for à Itália, primeiro vou consultá-lo para que me ajude no roteiro.