Turismo na Itália – 7 razões para você conhecer Siena

Tempo de leitura: 4 minutos

Turismo na Itália – Se no seu roteiro de viagem contemplar a Toscana como destino, conhecer Siena é quase que uma obrigação! Não acredita?! Então eu vou lhes presentear com 7 razões para que confiem nas minhas dicas e conheçam essa fantástica cidade.
Distante uns 70 km de Florença, Siena é uma cidade de colina com quase 60 mil habitantes e distribuída irregularmente ao redor da Piazza del Campo, considerada uma das maiores e mais preservadas praças medievais da Europa.
 Siena-by-Jean-Ponchiroli_4
Piazza del Campo é o centro nervoso de Siena e por ali o movimento é constante. A praça tem o formato de um leque e é lotada de turistas que se espalham sentados pelo chão ou ocupam as dezenas de bares e restaurantes super charmosos.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_8
Nesta praça estão localizados o Palazzo Pubblico, que é a prefeitura da cidade, construída em 1342 em estilo gótico e que possui uma torre com mais de 100 metros de altura, chamada Torre del Mangia (foto acima) e a famosa Fonte Gaia localizada do lado oposto da prefeitura. Ambas, cartões postais de Siena (foto abaixo).
Como curiosidade, a água que alimenta a fonte, provém de um aqueduto construído a 500 anos atrás, muito provavelmente na mesma época que Cristóvão Colombo descobriu a América.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_5
Depois de uma parada estratégica para um café, segue-se para a Piazza del Duomo, onde encontra-se por redundância, o Duomo e o Museo dell’Opera del Duomo. Considerada uma das maiores catedrais da Itália, foi construída em estilo gótico-românico entre 1136 e 1182 e abriga obras primas de valor inestimável.
Olhando o Duomo de frente, observa-se à sua direita uma ampliação da catedral totalmente inacabada, cuja pesquisa que fiz posteriormente, revelou outra curiosidade.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_9
Em meados do século 14, foi projetada uma ampliação da catedral que por consequência a tornaria a maior igreja da Cristandade, no entanto, a peste de 1348 que exterminou mais da metade da população da época, fez o projeto não se concretizar por completo,  sendo literalmente abandonado.
Pela fachada inacabada e pelo contorno da ampliação, a nave teria algo em torno de 30 metros de largura, por 50 metros de comprimento (foto abaixo).
Siena-by-Jean-Ponchiroli_11
Seguindo pelos labirintos de vielas de Siena, entende-se porque ela é considerada uma das cidades medievais mais lindas da Itália. Percorrendo essas ruas, observa-se os símbolos de cada bairro, literalmente demarcados por bandeiras nas janelas, placas e entalhes, demonstrando como os moradores são leais aos bairros em que nasceram e moram até os dias atuais.
No total, Siena é composta por aproximadamente 17 bairros, dos quais 10 deles são representados na corrida de cavalos, o famoso Palio de Siena, uma das festas mais comemoradas da Toscana e que acontece todos os anos em 2 de julho e 16 de agosto. Infelizmente quando eu visitei Siena estávamos em maio e perdi o espetáculo, porém ficou a vontade voltar algum dia para participar da festa!
Siena-by-Jean-Ponchiroli_17
Outra atracão imperdível da cidade é o santuário e a casa de Santa Catarina, padroeira de Siena. Cercada de capelas e claustros, a Casa di Santa Caterina (em italiano), é repleta de pinturas e esculturas que retratam a vida da Santa que foi canonizada em Roma, em 1461 e o melhor de tudo, a entrada é franca.
Siena-by-Jean-Ponchiroli_13
E para finalizar, seguindo mais adiante, encontramos a Igreja de San Domenico, ou São Domingos, localizada na praça que leva o nome do santo (foto abaixo em segundo plano). Ali, numa das capelas dedicadas à Santa Catarina, pude observar num tabernáculo dourado, o que considerei a maior atracão desta igreja, a cabeça da santa padroeria.
Isso mesmo, a cabeça de Santa Catarina de Siena à mostra, a pouquíssimos metros de distancia, in natura, sem máscara, santificada. Confesso que é emocionante, e a experiência é única. Recomendo!
Siena-by-Jean-Ponchiroli_12
Assim, como prometido, os 7 motivos pelos quais você não pode deixar de conhecer Siena são:
  1. Piazza del Campo
  2. Palazzo Pubblico
  3. Fonte Gaia
  4. Duomo
  5. Palio di Siena
  6. Casa de Santa Catarina de Siena
  7. Igreja de San Domenico

Bom pessoal, espero sinceramente que tenham gostado do nosso breve tour e não custa repetir, tá passando pela Toscana? Visite Siena! 😉

Siena-by-Jean-Ponchiroli_16
Informações úteis:
Distância de Roma: 236 km;
Distância de Milão: 370 km
Distância de Florença: 70 km
Site da cidade: Clicando aqui!

 

1 comentário


  1. Jean, parabéns por sua matéria!
    Tenha certeza de que, quando for à Itália, primeiro vou consultá-lo para que me ajude no roteiro.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.