Portofino, um motivo a mais para você se apaixonar pela Itália.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta última viagem à Itália, uma das primeiras paradas na nossa trajetória rumo ao sul, foi na cidade(zinha) de Portofino, distante 36 km de Gênova. Pense num lugar que mais parece uma maquete de uma cidade, minuciosamente desenhada e colorida, com barquinhos – e barcões – balançando ao sabor das ondas, uma lindeza!

Portofino_Guia_da_Italia_3Portofino, com seus aproximados 453 habitantes (sim, isso mesmo!) merece uma parada, mesmo que rápida. Considerada uma das mais características e pitorescas aldeias portuárias do mundo, engana-se quem pensa que o clima ali é de marasmo. Abre parênteses… (Na primavera e principalmente no verão, a cidade é inundada por turistas de todos os cantos do mundo e que chegam de ônibus, carro, ferryboat, lanchas e gigantescos iates. O clima nessa época do ano é de pura badalação, com eventos culturais e baladas (inclusive a bordo de iates) para todos os gostos. Fecha parênteses.

Para quem chega de carro, as vagas públicas são destinadas apenas aos moradores, ponto! Os visitantes, por sua vez, precisam deixar o veículo num estacionamento específico, cujo valor gira em torno de 4 euros por hora e assim, seguir a pé pela cidade. Quem não seguir esse conselho, corre sério risco de ser multado. Attenzione!

Portofino_Guia_da_ItaliaDescendo até a praça principal da cidade, a Piazza Martiri dell´Olivetta, você vai passar por uma infinidade de restaurantinhos, cafés e boutiques com as principais marcas da moda (Prada, Hermes, Dior…) e chegando na piazzeta, a visão da baia se expande à sua frente e você acredita estar numa cena de filme. Pare obrigatoriamente para tomar um café, ou almoçar, ou jantar e assim apreciar a vista, a arquitetura genovesa, o vai e vem das pessoas e o dia-a-dia dos moradores, é uma experiência surreal.

Portofino_Guia_da_Italia_2Depois da fermata (parada), explore a cidade e o pequeno porto. Suba em direção à igreja de San Giorgio por um caminho que serpenteia um morro e já no topo, prepare-se para mais uma enxurrada de idílicas vistas e claro, deleite-se com o azul turquesa do mar lígure. É de arrepiar. Lá de cima, você entende porque Portofino é considerado um dos portos mais apreciados e visitados do mediterrâneo, atraindo anualmente milhares de turistas.

Portofino_Guia_da_Italia_4

Portofino_Guia_da_Italia_5

Portofino_Guia_da_Italia_6Outras atrações da cidade, são a igreja de San Martino e o Castello Brown que na ocasião da nossa visita estava fechado, infelizmente.

Portofino_Guia_da_Italia_7Como não poderia ser diferente, Portofino nos deixou uma excelente impressão. Mesmo sendo uma cidade pequena e ao mesmo tempo monumental em sua beleza, fica a sensação de que valeria a pena voltar um dia, quem sabe até para escrever um livro! Ecco!

Portofino_Guia_da_Italia_8

Algumas informações úteis:

Para quem vem de trem, desça na estação de Santa Margherita Ligure. Lá pode-se pegar um ônibus até Portofino, cuja a viagem dura uns 35 minutos, ao custo de aproximadamente 3 euros.

No verão, os ferryboats também partem de Santa Margherita Ligure ao custo de 6 euros.

Lembrando… Se gostou, não esqueça de compartilhar esta matéria em suas redes sociais.

Arrivederci a tutti e até a proxima!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.