[PDF] Manual do Viajante

Manual do Viajante – Guia da Itália

Estou muito feliz em anunciar a publicação do Manual do Viajante – Guia da Itália!

Este é um manual que eu escrevi e que está disponível gratuitamente para todos os leitores aqui do site.

Para receber o Manual do Viajante em seu e-mail e participar da minha newsletter, basta clicar na figura abaixo em “Quero receber”. Neste manual eu conto tudo o que você precisa saber, antes de embarcar para sua viagem à Itália, como por exemplo:

  • Língua
  • Fuso Horário
  • Dinheiro
  • Documentos para a viagem
  • O que levar na mala
  • … e muito mais!

Manual do Viajante_iPad_H_Pequeno

A newsletter é totalmente gratuita e você pode se descadastrar a qualquer instante com apenas alguns cliques.

Observação: O link para baixar o PDF será enviado automaticamente, no máximo até 24 horas após o cadastro.

Espero sinceramente que você goste deste material, recomendando-o para seus amigos. Não esqueça de deixar seus comentários logo abaixo!

Abbraccio ed arrivederci!

assinatura

Jean Ponchiroli

54 Comentários

  1. Palmério Vieira

    Jeam Boa Tarde.
    Queria de agradecer por este guia, pois estamos de viagem marcada para 12 de maio de 2014 e este guia estar sendo de grande utilidade.
    Parabéns por este belo trabalho.
    Saudações
    Palmério

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Palmério,
      Obrigado pelas palavras! Espero que seja verdadeiramente útil em vossa viagem!
      Grande abraço!!!

      Responder
  2. Andreia

    Estou desejosa por ver o guia, vou viajar por Italia de comboio durante 2 semanas em Setembro de 2014, e espero receber muitas dicas interessantes 🙂

    Responder
  3. Priscila

    Olá Jean,
    Muito bom o seu guia,será muito útil .
    Tenho uma pergunta,
    Vc colocou uma tabela de valores em euro para levar na viagem, vou ficar 22 dias em pisa ( na casa do meu namorado )quero além dos passeios por Roma, Génova, Milão, Verona, veneza e claro,boa parte da toscana , fazer algumas compras ( nada de mais). Vc acha que aquela quantia de dinheiro é suficiente ?

    Irei dia 17 de fevereiro e volto 11 de março

    Obrigado

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Priscila,
      Aqueles valores que falei no Manual são uma referência, para caso você seja parada pela polícia na entrada na Itália. É o mínimo (exigido) que você precisa ter para se manter no país. Só que claro, tudo vai depender de como será a sua estadia, o que você vai querer fazer, onde vai querer fazer suas refeições… Como você vai ficar na casa do seu namorado, considere que aqueles valores estão dentro do normal… quando eu estive na Itália da última vez, gastei em torno de 100 euros por dia, incluindo o Hotel. (Hotel ***, passeios, restaurantes bons… e claro, bons vinhos!!! rsrsrs)
      Beijão!

      Responder
  4. Robinson Luiz Contiero

    Olá Jean, boa noite.
    Fiz a solicitação do Manual do Viajante e fiz a confirmação da assinatura no link que recebi no e-mail.
    Quanto tempo leva para receber o Manual?

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Robinson,
      Ia te responder, porém percebi que você já recebeu o Manual, e aí? Gostou?!
      Espero teu parecer!
      Abraço!

      Responder
  5. Robinson Luiz Contiero

    Jean, junto com o e-mail de confirmação, recebi um arquivo chamado manual_do_viajante_-_guia_da_italia.vcf, mas ele tem somente 1K e não consegui abrir.

    Responder








  6. Amanda

    Olá! Fiz a inscrição e tudo o que pediram, mas nao recebi o Guia! É assim mesmo? Estou curiosa para começar a planeja minha viagem!
    Obrigada!

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Olá Amanda,
      O envio do Manual se dá sempre um dia após o seu cadastro! Deve ter chego já… dá uma olhada! 😉

      Responder
  7. Daniela Bastos

    Jean, Boa tarde!

    Ontem eu efetuei o meu cadastro no site, porém não recebi o Guia! Aproveitando, gostaria de algumas dicas: para quem nunca foi à Itália você indicaria quantos dias? MInha idéia inicial é passar uns 10 dias de minhas férias que será em agosto/2014. Você acredita que 10 dias é razoável ou o interessante seria acrescentar mais alguns dias?

    Muito Obrigada

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Daniela,
      Boa tarde! O recebimento do Manual se dá até 24 horas depois de ter se cadastrado, fique tranquila! Sobre sua viagem, 10 dias são o mínimo necessário. Tudo o que você conseguir a mais, melhor! Já o período que você está viajando achei um pouco complicado, uma porque é altíssima temporada (inflação de preços) e outra, as cidades ficam abarrotadas de turistas, pois as férias de Agosto no hemisfério norte, correspondem às nossas férias de fim de ano aqui no Brasil, consegue imaginar? Outro detalhe bem importante…. em agosto faz um calor de FRITAR! Eu não recomendo! Se você conseguir segurar suas férias para final de setembro ou início de outubro, seria perfeito! O que me diz?!

      Responder
  8. selma

    Oi Jean, boa tarde

    Estarei indo dia 01/03 ficarei 10dias, será que ainda vai etar muito frio? na verdade gostaria que estivesse, amo o frio, ma ssó consegui esse período de férias, gostaria de saber se consigo pegar o trem para ir até Pávia ou Lugano, será q consigo ver a neve? qto custa uma passagem de trem?
    Obrigada

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Selma,
      Tudo bem?!
      Olha, nessa época ainda estará friozinho e pegando o trem sentido Lugano, CERTAMENTE você verá muita neve, principalmente nas montanhas, é lindo!
      O custo de uma passagem de Milão para Lugano por exemplo, é de 23,00 euros (R$ 76,00) com partidas a cada 2 horas e a viagem tem a duração de 1 hora aproximadamente!
      Ok?!

      Responder
  9. Livia Rabelo

    Oi Jean! Acabei de fazer meu cadastro e estou ansiosa para receber o guia! Eu e meu marido viajamos para Itália agora em março e ficaremos 18 dias. Estamos planejando fazer todo o percurso de carro. É a primeira vez que vamos, chegamos em Milão e saímos de lá também. Eu estava pensando em Milão, Veneza, Toscana, Roma e Capri. Não sei ainda quais cidades visitar na Toscana… Você acha melhor ficar hospedado em uma cidade só e visitar as outras ou ir parando de uma em uma? Em Capri não quero me hospedar, apenas fazer um bate-volta. Acha viável que façamos a viagem toda de carro? As temperaturas estarão mais amenas comparadas com janeiro e fevereiro, né? Desculpe enchê-lo de perguntas e grata desde já!

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Livia,
      Você deve ter recebido já o link para baixar o Manual, acabei de confirmar! 😉
      Bom sobre a viagem de vocês, realmente nessa época já vai estar bem melhor o clima… dependendo da data, já pegarão a primavera!!! Obaaa!
      Olha, como vocês querem ir para a Toscana, alugar um carro é a melhor pedida! Já fiz isso e não me arrependi… no caminho, comprem vinho, frutas, pães, queijos e azeite de oliva e façam algumas paradas para lanches pela Toscana… é SURREAL!
      Já em Veneza, é impossível entrar de carro… então quando atravessarem para lá… vcs vão precisar deixar o carro num deckpark que tem na entrada da cidade. É bem tranquilo! No caminho de Milão para Veneza, parem em Verona (cidade de Romeu e Julieta), é lindo… visitem a casa de Julieta! Ainda na Toscana, a caminho de Roma, parem OBRIGATORIAMENTE em Firenze, Pisa (torre inclinada), Siena (tem post aqui) e San Gimignano, esta última imperdível!!!
      O que acha tá bom de dicas ou querem mais?!
      Na dúvida me manda outro comentário!
      Beijoca!

      Responder
  10. Livia Rabelo

    Recebi o link sim, Jean, obrigada! Eu já havia incluído mesmo Verona no caminho a Veneza! Pelo que ando lendo, acho que vamos de trem para Verona e, de lá, também de trem para Veneza. Quando sairmos de Veneza, pegamos o carro para descer para a Toscana! Adorei a dica do lanche! 🙂 Na Toscana, você acha que fixo em um lugar, tipo Siena e vou conhecendo as outras cidades? Ou vou me hospedando em cada uma delas à medida que vou descendo? Acha que em 3 dias dá para conhecer os principais pontos de Roma? Obrigada!

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Legal Livia!
      Olha, como as cidades na Toscana são próximas umas das outras eu aconselho vocês se basearem em uma cidade apenas, isso economizará tempo em check-in´s e check-out´s. Siena é uma boa pedida! Sobre Roma, 3 dias dá pra ver bastante coisa, mas o ideal mesmo seria uns 5 a 7 dias, para ver tudo com calma… como o tempo é corrido nas férias, 3 dias serão o bastante!
      Alugar o carro em Veneza e devolvê-lo em Milão é uma excelente ideia, porém, levem em conta o pagamento de uma taxa extra por não devolver o carro onde pegou, normal até mesmo aqui no Brasil.
      No mais, vamos conversando!
      Qualquer dúvida, fico a disposição,
      Att.

      Responder
  11. Livia Rabelo

    Obrigada, Jean, recebi o manual sim! 🙂
    Obrigada pela dica do lanche pela Toscana! 😉 E já havia incluído Verona no caminho a Veneza!
    Queria saber se na Toscana me hospedo só em uma cidade, tipo Siena e fico passeando por lá ou vou me hospedando à medida que vou descendo rumo à Roma… O que vc acha? Obrigada!

    Responder
  12. Aline

    Oi Jean,

    adorei seu site!! Várias sugestões!!
    Já me cadastrei para receber a newsletter, mas ainda não recebi o pdf com o manual.
    Você poderia me enviar?!

    Obrigada

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Aline,
      Boa tarde!
      Acabei de confirmar, seu Manual já foi enviado!

      Responder
  13. Aline

    Oi Jean,

    adorei o seu site e achei vários posts bem úteis. Estou programando uma viagem para Itália ainda esse ano e gostaria de ler seu manual. Já me cadastrei, mas não recebi o email. Você poderia confirmar?

    Obrigada.

    Responder
  14. Livia Rabelo

    Obrigada pelas dicas, Jean! Gostaria de saber uma coisa: acha que vale a pena ir a Capri (apenas passar um dia) no fim de março? Vi em alguns lugares que é desaconselhável, que lá é melhor no verão e na primavera…

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Livia,
      Como assim não vale a pena ir a Capri na primavera?! Claro que vale! Eu inclusive vou dar uma passada por lá início de Maio. Lembre-se… final de Março na Itália é PRIMAVERA! 😉
      Vá sim!

      Responder
  15. Antonio Manoel Queiroz

    Boa tarde, satisfação em poder ter acesso a tão interessante material. Estaremos viajando para a Itália no período de 04 a 19 de abril de 2014.Os primeiros 14 dias integrando um grupo de viagens “Roteiro Marco Agrippa” depois 02 dias em Roma e descansar uns 03 dias em Como.Tú conheces o roteiro mencionado? Temperaturas são agradáveis? estarei aguardando o manual….obrigado e abraços

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Antônio,
      Bom dia! Sim, conheço todos os lugares que você mencionou e vocês estarão viajando na melhor época do ano… será primavera e as temperaturas serão MUITO agradáveis! Depois me conta o que você achou do Manual.
      Abraços

      Responder
  16. Roseli Zila

    oi Jean, já me cadastrei e estou aguardando o Manual, desde já obrigada, e parabéns pelo blog, estou adorando!!
    vamos dia 01/03/2014 e voltamos no dia 21/03/2014. Estou pegando aqui suas dicas…

    Responder
  17. Rhafaela

    Ola Jean já recebi seu manual mas gostaria de algumas ideias para minha viajem.
    Já pesquisei muitas coisas mas não sei por onde começar.
    Vamos em 5 tudo família. Estamos programando para meio de novembro de 2014 ou inicio de dezembro 2014, nessa época do ano tem alguma cidade especifica q seja melhor visitar? Pelo q li já vai estar frio.
    Me mande algumas ideias por favor, ou pelo menos por onde começar.

    Desde já agradeço.

    Responder

    1. Rhafaela,
      Tudo bem?!
      Olha, tudo depende por onde vocês chegarão! Roma ou Milão? Me retorna essa informação que te ajudo a montar um roteiro!
      😉

      Responder
  18. Annanda Derroidi

    Oi tudo bem ?

    Vou viajar para a italia para a casa da minha tia em tresivo, mas quero passear por alguns lugares da italia ex : roma, napoles, florença, milão, sardenha, bologna… na sua opinião qual o meio de transporte melhor para se utilizar.

    Responder

    1. Annanda,
      Tudo bem?!
      O melhor meio de transporte para se usar na Itália, sem dúvidas é o trem! Ele é econômico, rápido, e os atrasos são toleráveis.
      A linha ferroviária da Itália se estende de norte a sul… inclusive para as ilhas da Sardegna e Sicília!
      Veja um post que escrevi aqui no Blog sobre viajar de trem.
      Caso você se interesse por um roteiro personalizado, podemos conversar com mais detalhes, ficaremos felizes!
      Abraços,

      Responder
  19. Marcos Aurelio Dalla Rosa

    Boa noite Jean. Como faço para baixar o guia. Estou pensando em fazer uma viagem solitária pela italia e preciso adquirir conhecimento. Obrigado

    Responder
  20. Julia

    Boa noite Jean,

    Já efetuei o cadastro e confirmei a assinatura, porém ainda não recebi o link para baixar o manual! Estou programado uma viajem com meus pais e namorado para começo de outubro, vamos ficar aproximadamente 15 dias!! Estou adorando o site, está sendo de grande ajuda, obrigada!!! Chegaremos em Roma e vamos subindo em direção a Veneza, Florença, Verona, Pizza, Milão… Não vejo a hora!

    Desde já obrigada!
    Julia

    Responder

    1. Olá Julia, desculpa a demora, pois estávamos na Itália e lá nem todos os locais possuem wi-fi… de qq forma já enviei o link. Pode confirmar?!
      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta