Livros para ler antes de ir para a Itália – Marlena de Blasi

Tempo de leitura: 9 minutos

Post Marlena - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de BlasiSe você esta planejando viajar para a Itália, a dica de hoje é imperdível.  Sempre que alguém me pede dicas antes de viajar para a Itália, minha recomendação sempre é: Leia o máximo de livros que você puder sobre a “velha bota”!

Guias de viagens, revistas online e principalmente romances ambientados na Itália, nos trazem uma visão real do país e ainda nos servem como bagagem cultural.

Pensando nesta dica, hoje eu quero apresentar uma escritora americana que assim como os leitores do Guia da Itália, também ama este país incrível.

A autora chama-se Marlena de Blasi, trabalhou como chef de cozinha, é jornalista, consultora de gastronomia e enologia e crítica de restaurantes.

Marlena é autora de Mil dias em Veneza (Editora Sextante) e Um Certo Verão na Sicília (Editora Objetiva), dentre outros títulos, além de livros de culinária italiana.

Junto com o marido, Fernando de Blasi, que vocês terão a oportunidade de conhecer melhor lendo seus livros, sempre que pode, organiza excursões gastrônomicas na Toscana e na Úmbria. Numas das nossas viagens à Orvieto (cidade onde o casal reside), tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Fernando, uma simpatia de pessoa!

A leitura dos livros da Marlena nos transporta automaticamente para a Itália e nos permite mergulhar profundamente  na cultura, gastronomia e modo de vida italiano. São uma delícia de leitura!

Além de narrar com grande maestria o dia a dia das cidades e regiões por onde se passam suas estórias, a autora ainda nos presenteia com diversas receitas típicas de várias regiões da Itália em meio as páginas de seus romances.

Para que você possa conhecer um pouco melhor o trabalho desta, que em minha opinião, é uma das escritoras que melhor consegue exprimir em suas palavras, a experiência de viver na Itália, apresento a seguir o resumo de algumas de suas obras.

Aproveito a oportunidade para lembrar que você pode baixar gratuitamente o nosso E-book “MANUAL DO VIAJANTE – Guia da Itália“, cujo campo de inscrição está no cabeçalho do site e no cabeçalho deste post.

Mil dias em Veneza 

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8575425609&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=gd304 20 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de Blasi
Para comprar, clique na capa do livro!

ir?t=gd304 20&l=am2&o=33&a=8575425609 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de BlasiEle viu-a do outro lado da Piazza San Marco e apaixonou-se à distância. Um ano mais tarde, quando volta a vê-la num café em Veneza, sabe que é o destino.

Ele fala mal inglês; ela, uma chef americana divorciada, só fala italiano relacionado com comida. Marlena está convencida de não estar preparada para a intimidade, de que o seu coração perdeu a capacidade de se entregar a um amor romântico.

Mas, alguns meses depois do seu primeiro encontro, ela faz as malas e deixa a sua casa em Saint Louis para casar com Fernando – «o estranho», como lhe chama – e viver na cidade dolorosamente encantadora em que se conheceram. Entusiasmada mas vagamente desorientada por esta atitude ousada, Marlena sente-se esmagada pela completa estranheza da sua nova casa, dos seus rituais e costumes.

Mas há momentos deliciosos em que Veneza abre os braços a Marlena. Ela cozinha um festim americano de caviar do Mississipi, broa de milho e cebola frita para os habitantes locais… e dança o tango que aprendeu no ginásio da escola preparatória de Poughkeepsie numa trattoría iluminada por velas perto da Ponte Rialto.

Entretanto, ela e Fernando, duas almas díspares, constroem uma vida extraordinária de paixão e possibilidades. Contendo as receitas incríveis da própria Marlena, Mil Dias em Veneza é a história encantadora de uma mulher que abre o seu coração – e se apaixona por um homem e por uma cidade.

Mil dias na Toscana

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=B00A3D12PQ&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=gd304 20 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de Blasi
Para comprar, clique na capa do livro!

Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila.

O destino escolhido é San Casciano dei Bagni, um vilarejo com 200 habitantes, fontes termais e olivais centenários. De início, Fernando está mais empolgado do que Marlena. No entanto, nesse pedaço de terra onde a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram, as amizades amadurecem à mesa, em torno de refeições gloriosas regadas a vinho tinto. O que poderia ser melhor para uma chef de cozinha?

Novamente, Marlena e Fernando vivem um caso de amor à primeira vista. Dessa vez pela aldeia e pela vida no campo, pelos vinhos artesanais e pela esplêndida cozinha, pelo céu toscano e pelos sinos da igreja local. Mas, acima de tudo, pelo velho Barlozzo, que os recepciona, os adota e, aos poucos, também se apaixona por eles.

Guiados pelo “duque”, eles descobrem tabernas rústicas, onde o jantar é qualquer coisa que tenha sido colhida ou caçada naquele dia; participam da vindima; visitam festivais sazonais; catam castanhas no bosque; saem para caçar trufas e cogumelos selvagens; sobem em árvores para apanhar azeitonas, uma a uma, e depois experimentam o azeite recém-espremido sobre um pão simples de casca crocante.

À medida que o afeto entre eles vai crescendo, Barlozzo começa a mostrar suas feridas abertas e a revelar seus segredos mais profundos. Um deles tem a ver com Floriana, uma linda e agradável senhora que logo se torna amiga inseparável de Marlena.

Ambientado num dos lugares mais bonitos do planeta, Mil dias na Toscana é uma história sobre um estilo de vida simples, doces paixões, amizades e refeições compartilhadas. E, acima de tudo, é uma história de amor verdadeiro – um amor que não tem idade nem fim.

A doce vida na Úmbria

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=B00A3D10FS&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=gd304 20 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de Blasi
Para comprar, clique na capa do livro!

Quando conheceu Fernando, Marlena de Blasi deixou para trás sua vida nos Estados Unidos e se mudou para Veneza, a fim de se casar com ele. Em seguida os dois partiram para a Toscana. Agora, novamente tomados pelo espírito itinerante, estão à procura do lar ideal.

Depois de muitas buscas, acabam se apaixonando por um apartamento que fica no antigo salão de baile de um palácio medieval em Orvieto, a maior cidade da Úmbria. A negociação do aluguel é rápida, mas, antes que possam se mudar, o apartamento terá quepassar por uma grande reforma.

Enquanto aguarda, Marlena vai aprender algumas lições importantes sobre a vida na Itália e, mais especificamente, na Úmbria. A primeira delas é que, nesse lugar, as coisas acontecem no seu tempo, não necessariamente conforme o planejado. A segunda é que essa é uma região extremamente apegada às suas tradições e muito resistente aos estrangeiros.

Os anos de espera pelo salão de baile – sim, anos! – são marcados pela tentativa de conquistar os vizinhos e encontrar seu lugar entre eles. Para isso, Marlena vai recorrer ao que sabe fazer melhor: cozinhar.

Com sua energia e sua capacidade de se encantar pela vida, ela conquistará o coração de pessoas das mais variadas classes sociais – pastores, cozinheiras, comerciantes, condes. E provará que, em volta da mesa e diante de uma boa comida, é possível encurtar as distâncias, superar as diferenças e até acabar com rancores de uma vida inteira.

Um certo verão na Sicília

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8573029501&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=gd304 20 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de Blasi
Para comprar, clique na capa do livro!

Um relato emocionante sobre os aromas, os sabores e as tradições da região italiana.

No verão de 1995, a jornalista americana Marlena de Blasi estava casada há apenas nove meses com um veneziano, quando uma revista acadêmica a encomendou um artigo sobre as regiões do interior da Sicília.

A autora conta que na época, já havia escrito longamente sobre as cidades e os vilarejos costeiros. Em Um Certo Verão na Sicília, o casal descobre a misteriosa Villa Donnafugata e os segredos de sua bela e misteriosa proprietária, a signora Tosca Brozzi, que vive no lugar há mais de trinta anos, desde que seu pai a trocou por um dos cavalos do príncipe Leo, quando ela tinha 9 anos. Sua raiva inicial deu lugar a carinho e, depois, amor pelo príncipe.

Juntos, depois da Segunda Guerra Mundial, Tosca e o príncipe levaram educação, bem-estar e um novo conceito de propriedade ao vilarejo que dependia das terras do nobre. No entanto, Leo acabou sendo punido pela Máfia por afrontar a hierarquia secular que mantinha os ricos no conforto e os pobres na miséria.

Antonia e suas filhas: Segredos, amor, amizade e família na Toscana

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8575429558&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=gd304 20 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de Blasi
Para comprar, clique na capa do livro!

ir?t=gd304 20&l=am2&o=33&a=8575429558 - Livros para ler antes de ir para a Itália - Marlena de BlasiDepois de levar os leitores a um passeio por diversas regiões da Itália, desta vez Marlena vai até o oeste da Toscana para descobrir e revelar a história surpreendente e real de Antonia e suas filhas.

Marlena se instala em uma casa rústica, de pedra, com apenas um aposento, que lhe serve de refúgio para escrever seu novo livro. Nos arredores ela conhece Antonia e uma de suas filhas, Filippa, e depois passa a conviver com toda a família, participando das refeições preparadas e servidas na grande propriedade do clã, denominada Il Castelletto.

A princípio, Antonia provoca Marlena, mostrando toda a sua aversão aos estrangeiros que decidem adquirir terras e viver na Toscana. Com habilidade e perspicácia, Marlena procura entender os motivos de Antonia, e à medida que conversam, cozinham, bebem e comem juntas, as duas descobrem que, apesar das diferenças culturais, têm muito em comum.

É no verão de 2003 que Antonia conta a trajetória de sua vida, revela segredos de família, feridas não cicatrizadas, reflete sobre o amor e a amizade, erros e acertos, e descreve momentos de fartura e também de dificuldade passados durante a Segunda Guerra Mundial.

Antonia e suas filhas é uma história verídica sobre a matriarca de quatro gerações de mulheres belas e valentes. Ao final do livro, a autora presenteia o leitor com receitas de deliciosas iguarias de Antonia.

Aproveito a oportunidade para lembrar que você pode baixar gratuitamente o nosso E-book “MANUAL DO VIAJANTE – Guia da Itália“, cujo campo de inscrição está no cabeçalho do site e no cabeçalho deste post.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.