Lagos da Itália – LECCO

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando eu visitei a cidade de Lecco, fazia uns 5 graus de temperatura. Era um domingo ensolarado, porém muito frio. Localizada ao norte da Itália, na província da Lombardia, Lecco tem aproximadamente 47 mil habitantes e recebeu em 2013, o título de cidade alpina do ano. Este título de reconhecimento é conferido às cidades da região dos Alpes e tem relação com o investimento das cidades, no desenvolvimento sustentável e relação amigável com o meio ambiente.

Lecco_Jean-Ponchiroli-17Lecco_Jean-Ponchiroli-10Dentre todos o Lagos da Itália, o de Lecco é sem dúvidas um dos mais bonitos, na minha opinião. Isso se deve principalmente pela paisagem onde o lago está inserido, cercado por duas montanhas chamadas Grigna e Resegone, cujos cumes preservam, quase que perenemente, a neve do inverno. Como curiosidade, este lago é um braço do Lago de Como, outra grande atração da Itália.

Lecco_Jean-Ponchiroli-16 Lecco_Jean-Ponchiroli-15Lecco, por sua beleza incomparável, no passado e ainda hoje, inspira pintores, literários, como por exemplo, Alessandro Manzzoni e cientistas. Um dos personagens mais famosos foi Leonardo da Vinci que aqui, dedicou parte do seu tempo estudando a geologia local e buscando inspiração para uma de suas mais famosas obras, a Virgem das Rochas – Vergine delle Rocce, cuja primeira versão data de 1486, substituída por uma nova versão finalizada em 1508, ambas em exposição em Paris (Louvre) e Londres (National Gallery), respectivamente.

Lecco_Jean-Ponchiroli-13 Lecco_Jean-Ponchiroli-11 Lecco_Jean-Ponchiroli-7Por se encontrar entre cadeias montanhosas alpinas, a cidade de Lecco possui um clima bem severo no inverno, com temperaturas mínimas médias de -5°C e muita neve . Já no verão, as temperaturas médias alcançam 28°C, porém o calor é aplacado pelos ventos oriundos da região da Valtellina que sopram através do Lago em direção à cidade.

Lecco_Jean-Ponchiroli Lecco_Jean-Ponchiroli-3Lecco_Jean-Ponchiroli-2Já na cidade, a atração é o centro histórico, cuja arquitetura e monumentos são espetaculares. Destaque para as igrejas, onde a de San Nicoló (Patrono da cidade) é a mais importante. O Teatro della Società também merece atenção e uma passada pela principal praça, a Piazza XX Settembre é obrigatória! Para quem tiver o privilégio de visitar Lecco, não esqueça de provar da cozinha típica, predominantemente pesqueira.

Lecco_Jean-Ponchiroli-12 Lecco_Jean-Ponchiroli-9 Lecco_Jean-Ponchiroli-6 Lecco_Jean-Ponchiroli-5 Lecco_Jean-Ponchiroli-4

Fique por dentro do que acontece no Guia da Itália! Assine nossa lista de e-mail!

* indicates required


2 Comentários


    1. Olá Natalie!
      Tudo ótimo e você?! Seu comentário me deixou super feliz!
      Fico lisonjeado em saber que fomos selecionados para fazer parte da #Viajosfera!
      Conte conosco sempre!
      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.