Tempo de leitura: 2 minutos
Quando eu visitei a cidade de Lecco, fazia uns 5 graus de temperatura. Era um domingo ensolarado, porém muito frio. Localizada ao norte da Itália, na província da Lombardia, Lecco tem aproximadamente 47 mil habitantes e recebeu em 2013, o título de cidade alpina do ano. Este título de reconhecimento é conferido às cidades da região dos Alpes e tem relação com o investimento das cidades, no desenvolvimento sustentável e relação amigável com o meio ambiente.
Dentre todos o Lagos da Itália, o de Lecco é sem dúvidas um dos mais bonitos, na minha opinião. Isso se deve principalmente pela paisagem onde o lago está inserido, cercado por duas montanhas chamadas Grigna e Resegone, cujos cumes preservam, quase que perenemente, a neve do inverno. Como curiosidade, este lago é um braço do Lago de Como, outra grande atração da Itália.
Lecco, por sua beleza incomparável, no passado e ainda hoje, inspira pintores, literários, como por exemplo, Alessandro Manzzoni e cientistas. Um dos personagens mais famosos foi Leonardo da Vinci que aqui, dedicou parte do seu tempo estudando a geologia local e buscando inspiração para uma de suas mais famosas obras, a Virgem das Rochas – Vergine delle Rocce, cuja primeira versão data de 1486, substituída por uma nova versão finalizada em 1508, ambas em exposição em Paris (Louvre) e Londres (National Gallery), respectivamente.
Por se encontrar entre cadeias montanhosas alpinas, a cidade de Lecco possui um clima bem severo no inverno, com temperaturas mínimas médias de -5°C e muita neve . Já no verão, as temperaturas médias alcançam 28°C, porém o calor é aplacado pelos ventos oriundos da região da Valtellina que sopram através do Lago em direção à cidade.
Já na cidade, a atração é o centro histórico, cuja arquitetura e monumentos são espetaculares. Destaque para as igrejas, onde a de San Nicoló (Patrono da cidade) é a mais importante. O Teatro della Società também merece atenção e uma passada pela principal praça, a Piazza XX Settembre é obrigatória! Para quem tiver o privilégio de visitar Lecco, não esqueça de provar da cozinha típica, predominantemente pesqueira.
Link permanente
Oi, Jean.
Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Link permanente
Olá Natalie!
Tudo ótimo e você?! Seu comentário me deixou super feliz!
Fico lisonjeado em saber que fomos selecionados para fazer parte da #Viajosfera!
Conte conosco sempre!
Abraços!