Cuidados com a saúde

É importante conhecer, com antecedência, os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente se for portador de alguma doença. Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, obtenha a prescrição médica e a mantenha com você. Lembre-se de adquirir medicamentos suficientes para toda a viagem.

VACINAÇÃO

Alguns países exigem dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação ou a profilaxia contra a febre amarela. O passageiro pode consultar se o país para o qual está se dirigindo faz essa exigência no Sistema de Informações sobre Portos, Aeroportos e Fronteiras (Sispafra) da Anvisa em: www.anvisa.gov.br/viajante. Para a emissão do Certificado, você deve procurar um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa espalhados por todo o país. Leve com você o Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto. O atendimento pode ser agilizado se você realizar, com antecedência, um pré-cadastro no Sispafra. De acordo com as condições da sua viagem, outras vacinas poderão ser recomendadas. É importante observar que elas têm um período, que pode variar entre dez dias e seis semanas, para atingir a proteção esperada. No caso da vacinação contra a febre amarela, o não cumprimento do prazo de proteção pode impedir sua entrada em alguns países. Por isso, vacine-se com antecedência.

4 Comentários

  1. Tania Cruz

    Bom dia, Jean!

    Parabéns pela nova página. Ficou muito bom mesmo!

    Olha, já até fiz meu pedido de recebimento do Guia do Viajante,viu ? Rsrs

    Me diga uma coisa, por favor: para a Itália não é necessário nenhum tipo de vacinação de quem é do Rio de Janeiro, não é mesmo?

    De minha parte, sigo firme na montagem da minha viagem, já que o Orgão no qual sou servidora confirmou minhas férias para maio/2014. Como já havia te dito, vou com meu filho, de 23 anos.

    Não vou fazer nenhum roteiro detalhado, pois pretendo, a cada dia, conhecer os pontos turísticos ( com os ingressos já comprados pela internet!) e, pelo mapa,só cuidarei para fazer isto de forma organizada, para não ficar correndo de um lado para o outro.

    Pretendemos ficar uns 6 dias em Roma, indo para Florença e fazer uns bate-volta a Pisa, Siena, à princípio, lá ficando uns 3 ou 4 dias.
    De lá, pretendemos ir para Veneza, ficando uns 2 dias e retornando a Roma para embarcar para o Rio de Janeiro.

    Você considera bom estes períodos de permanência em cada cidade? É que nós gostamos tb de sair um pouco do “circuitão”, de nos perder pelas cidades, descobrir cantinhos novos… É muito bom!

    Não somos de luxo, mas claro que queremos nos hospedar onde tenha não só boa localização quanto uma boa cama. Quanto a alimentação ,tirando o café da manhã, será 1 refeição por dia, provavelmente o almoço; de resto, lanches.

    Estamos reservando uns 5 – 6 mil euros para esta viagem.. Você considera um bom valor?

    Te agradeço muito pelas respostas!

    Um abraço,

    Tania

    PS- Já até te fiz estas perguntas anteriormente, mas é a ansiedade que me fez perguntar novamente..

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Tânia,
      Já respondi esse seu comentário tb….
      Pessoas residentes no RJ não precisam de vacinação não… fique tranquila!
      Recebeu o MANUAL DO VIAJANTE?
      ABRAÇOS

      Responder
  2. Vinicius de Souza

    Jean!
    Boa noite, camarada!

    Seu site é muito interessante e dá dicas interessantes, porém o link para acessar ao site da ANVISA está desatualizado.

    Abaixo anotei 2 links atualizados para acesso à:

    1) Informações sobre Certificado Internacional de Vacinação
    http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Assunto+de+Interesse/Certificado+Internacional+de+Vacinacao

    2) Guia de bolso da Saúde do Viajante.PDF (arquivo disponibilizado pela ANVISA)
    http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/fceb6b00474594f79ca9dc3fbc4c6735/Guia+de+bolso+da+Saude+do+Viajante.pdf?MOD=AJPERES

    Como você facilita a vida de muitos, e também tenho que contribuir.

    Parabéns e bom trabalho sempre!

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Vinicius,
      Bom dia!
      Excelente! Muito obrigado por avisar que o site da Anvisa está desatualizado!
      Bora atualizar o nosso então!
      Mais uma vez obrigado e volte sempre! 😉

      Responder

Deixe uma resposta