Contato

Old-Red-Phone-e1311737045366Para entrar com contato, enviar  críticas ou sugestões de pauta, você  pode enviar um e-mail para: contato@guiadaitalia.com.br

Skype: guiadaitalia

36 Comentários

  1. Vicente Dias

    Ola li seus comentários adorei gostaria de ter sua sugestão de roteiro.
    Chegarei em Milão dia 13 de novembro irei para florença dia 17 ficarei 4 dias de iremos para Genova até dia 23 onde pegaremos um cruzeiro da msc de volta para o brasil, agradeço antecipadamente

    Responder

    1. Vicente,
      Boa tarde!
      Como sugestão, pegue um trem para o Lago di Como, é um passeio fantástico e bem pertinho de Milão, dá para ir e voltar no mesmo dia! Depois, dá pra fazer um bate e volta de Milão à Bergamo, ou Verona… são cidades lindíssimas! Ainda em Milão, tem um passeio bem bacana e que até já escrevi aqui… Certosa di Pavia, vale muito a pena tb. Já em Florença, as opções são variadas, curta aos museus, os restaurantes… vá ver o David de Michelangelo, imperdível! Genova é linda também… e se puderem, deem um pulinho em Turim, é pertinho de Genova e também é uma linda cidade.
      Espero ter ajudado,
      Boa viagem!

      Responder
  2. Maria Cristina Braga e Silva

    Ola Jean, boa noite! adoramos seu blog! queremos sua opiniao sobre nossa viagem! Vamos para a Italia no periodo de 21/12 a 04/01. Estamos em duvida entre passar o Natal em Roma e, apos, fazer nossa base em Firenze, para passear em Milao, Piza, Verona, Padova e passar o ano novo em Veneza, voltando de la para Firenze e Piza e depois voltando por Roma. Nossos tickets sao da Alitalia e tambem bateu uma duvida, ja que podemos descer em Milao e voltar por Roma ou vice-versa. obrigada!! Maria Cristina e Moacir

    Responder

    1. Maria Cristina,
      Obrigado pela visita!
      Natal em Roma é melhor que em qq outra cidade italiana! Com certeza! O roteiro de vocês está bacana, porém se possuem a opção de voltar por Milão, acho mais recomendável, sabe porque? Porque senão vocês farão uma volta gigante para sair de roma, fazer as cidades do norte e depois descer para Roma novamente… é muito cansativo, além do fato de vocês passarem boa parte do tempo dentro do carro, o que não é nada legal! 😉
      Preparem-se para o frio, pois nessa época é de LASCAR… Mínimas de 0° e máximas de 5°.
      Não esqueçam das luvas, toucas, meias grossas, cachecóis e protetor labial e calçado com sola alta!
      Uma dica é comprar aquelas ceroulas para por debaixo da calça… OK, OK… não é elegante, mas ajuda MUITO! rsrs 😉
      Boa viagem e depois me contem como foi!!!

      Responder
  3. Paulo Dimas Tafelli

    Jean, parabens pelo seu guia.

    Jean somos um grupo de 3 casais, vamos chegar em Bolonha dia 09/11/13.

    Ficaremos 4 noites e gostaríamos de visitar Veneza em um dia no bate-volta e outros dias visitar: Piza, Parma etc.. Voce teria alguma sugestão?

    Grato!

    Paulo Dimas

    Obs.: Já locamos um carro e embarcaremos dia 15/11 em Roma onde entregaremos o carro

    Responder

    1. Paulo,
      Agradeço a visita!
      Olha, nesse raio de abrangência, tem muito lugar bacana pra visitar!
      Ao norte, Verona é imperdível… é a cidade de Romeo e Julieta, muita historia bacana lá…
      Padova também vale a pena! Modena é leal tb…
      Ao sul, Firenze é uma obrigação… já que é caminho de Roma! Pisa é fantástica!
      Cuidado para não perderem muito tempo se deslocando para as cidades, por exemplo de Bologna a Roma, são 4 horas de viagem!
      Preparem-se para o frio!!! 😉
      Abraços

      Responder
  4. Instituto de Cultura Brasil-Itália Recife/Brasil

    Parabéns a todos que fazem este guia, muito útil. Complimenti.

    Responder

  5. Olá Jean, achei o seu blog super interessante. Me apresento, sou Ana Patricia, fundadora de Touristico, consultoria turistica Italia Brasil, ofereço serviços turisticos em toda Itália. Se quiser colaborar basta me avisar, Grande abraço, Patricia

    Responder
  6. Marcelo

    Boa noite Jean,
    Muito legal e útil o seu blog para quem pretende viajar para Itália. Parabéns!!
    Eu e minha esposa estamos programando uma viagem para o período de 1 a 10/04/14, mas ainda não definimos o roteiro. Como será nossa primeira viagem para lá, gostaríamos de sua ajuda para aproveitarmos o máximo. Perguntas:
    1) Quais cidades vc sugere visitarmos? Havíamos pensado em passar por Milão, região da toscana e também Capri, mas quando olhamos o mapa percebemos que as distâncias são grandes… o que nos diz disso?
    2) Ouvimos falar de serviços de aluguel de carros com motorista para percorrer a região da Toscana, sem preocuparmos com beber e dirigir… vc conhece esses serviços? Parece que existem brasileiros lá prestando-os.
    3) Sairemos de Brasília. Vc sugere irmos para onde primeiro e retornar por onde?

    Pois bem, era isso. Aguardamos seu retorno.

    Um abraço,

    Marcelo

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Marcelo,
      Vocês poderiam começar (chegada e partida) por Milão, depois visitarem Lago di Como, Verona e Veneza. Depois desçam diretamente para Florença, Pisa, Siena e Roma. Já na Toscana, existem sim serviços particulares de motorista e se você ainda tiver interesse me diga!
      Abraços

      Responder

  7. Ola Jean, pesquisando na net achei teu site, bem esclarecedor. Será que você pode dar uma ajudinha?.
    Vamos (eu, marido e filha de 23 anos), a Itália em fevereiro (20/2 a 07/03), via Milão.
    Queremos fazer….Milão, Verona, Veneza, Bolonha, Florença, Siena, Roma, Nápoles e outras se der..rs.
    Somos acostumados a fazer bate-volta (fizemos isso na Suíça de trem e deu super certo).
    Então, daria para você fazer um roteiro com essas cidades e quem sabe outras?. Alguma sugestão de passeio nessas cidades?
    Na Suíça compramos um “Swiss Pass”, achamos ótimo, na Itália (queremos fazer tudo de trem), você recomenda a compra de uma passe?
    Nessas cidades, teria algumas sugestões de hotéis….. (gostamos de ficar perto de tudo, tipo, centro histórico, restaurantes, lugares onde podemos sair a pé a noite, etc).
    Se der as coordenadas, já vai ser muito útil.
    Desde já te agradeço.
    Bjs

    Responder
  8. Juçara Almeida

    Oi Jean,
    Adorei este site, vc é tão atencioso que resolvi solicitar sua ajuda também.
    Estarei com meu marido na Italia de 14 a 24 /11/2013 chegarei por Veneza 4 dias , Florença 2 (18 e 19) e Roma 4 dias.
    Gostaria de conhecer também Verona, Pádua,Bolonha,Lucca,Pisa,Siena, San Gimignano Assis Orvietto. Vc pode me ajudar neste roteiro Já que sairei de Veneza com um carro alugado até Roma( vou tirar um dia pra ir até Pompéia).Posso ir parando e conhecendo as cidades…as estradas são boas?Estou insegura…Gostaria de saber sobre o tempo, este perído é outono? Faz frio ? Que roupas devo levar pra usar durante o dia e à noite(já que comprei ingressos pra assistir uma Ópera em Veneza Máscaras de Veneza) e outra em Roma (Romeu e Julieta)?
    Preciso de vc e suas dicas preciosas pra me ajudar neste roteiro intenso…não pretendo descansar , só quero ver o que tem de mais bonito neste Tour.
    Obrigado

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Juçara,
      Não deu tempo de te responder antes da sua viagem!
      E ai? Como foi?! Fiquei ansioso!

      Responder
  9. Giovane Bosso

    Fique encantado com seu Blog, pois suas dicas são formidaveis e creio que está ajudando muitas pessoas inclusive eu. Estarei viajando com minha esposa em janeiro 2014, e ficarei na casa da minha irmã em Latina, e depois irei a Calabria na Casa do meu Tio, e na volta passar em Venezzia, Firenze e Roma. O que voce pode me ajudar.Será que vou sentir muito frio. Me ajude, um forte abraço.

    Responder
  10. fernanda costa

    Oi Jean, tudo bem? Estou planejando uma viagem a Italia para junho do ano que vem, e gostaria de te passar o roteiro que estou montando. É o seguinte:
    Chegando por Milão (não quero conhecer nesta viagem), pego um trem para La Spezia aonde alugaremos um carro, e passo um dia conhecendo a Cinque Terre. Depois, iremos conhecer a Toscana. Para essa parte da viagem estou calculando 8 noites (1 MIlao, 1 La Spezia, 6 em Siena). Seguiremos para Roma de trem, aonde gostaria de ficar 3 noites. Depois um trem para Napoles, aonde alugaremos outro carro, para conhecer Pompeia e a Costa Amalfitana. Para esses lugares imagino 3 noites (1 noite em Napoles, 3 em Positano). Vamos á Grecia também, pegando um vôo de Napoles para Zakinthos (2 noites), depois voar para Santorini (3 Noites) e finalmente voar para Atenas, mais duas noites. Ao todo são 21 noites. O que vc acha? Gostaria muito de saber sua opinião.
    Obrigada e agradeço desde já a oportunidade de poder conversar com vc.
    Abraço,
    Fernanda

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Fernanda!
      Teu roteiro está SUPIMPA!!!
      Acho que vão curtir muito cada lugar que escolheram para conhecer!
      A duração de cada estadia também está perfeita! não precisa mais que isso!

      Já que está indo para a Itália, baixe o Manual do viajante que preparei para os leitores do Blog! http://guiadaitalia.com.br/pdf-manual-viajante/
      Espero que goste!
      Abraços e boa viagem!

      Responder
  11. jamy

    oi jean adorei seu blog, muito interessante, vou a italia final de janeiro de 2014 e gostaria de saber se tem algum risco ir sozinha , vou ficar 10 dias em milao e pretendo conhcer algmas cidades tambem . um beijo e parabens pelo blog 🙂

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Jamy,
      Risco ALGUM!!! A Itália é um país super seguro e acredito que você não terá grandes problemas! Curta bastante! Estando em Milão, não esqueça de conhecer algumas cidades próximas, como COMO, Bergamo, Verona, Veneza… são imperdíveis!
      Me manda fotos depois!
      Abração

      Responder
  12. Cintia Vezzani

    Olá Jean,
    Uau! Parabéns pela qualidade das informações e pela gentileza ao compartilhar tantas dicas, sugestões, lindas fotos e textos tão interessantes! Muito obrigada! Acabei de me cadastrar para receber o seu Manual 🙂
    Gostaria muito de aproveitar o seu conhecimento para ouvir a sua opinião em relação ao meu trajeto de viagem: tenho do dia 26/12 até o dia 12/03 para traçar um roteiro. Eu já conheço Milão (1 dia), Roma (4 dias), Firenze (2 dias), Siena (1 dia) e Veneza (2 dias), mas vou acompanhada de um amigo que não conhece nada ainda…
    O nosso plano inicial era começar pelo Sul; chegaremos em Firenze, mas pensei em comprar uma passagem direta para as regiões da Sicília e Calabria, começando por Palermo. Por ser ainda inverno, você acha que as paisagens estarão bonitas no Sul? E vale a pena incluir Sardegna? Não tenho nada contra o frio ou o inverno, mas queria buscar as mais belas paisagens no tempo em que estarei por lá… No final acabaríamos em Roma, antes de voltar para Firenze, onde embarcamos de volta para São Paulo.
    Aguardo ansiosamente as suas sugestões!!!!

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Cintia,
      Elogios como os seus, me fazem ter ainda mais vontade de escrever, fotografar e dividir minhas experiências com vocês!!! Muito obrigado! 😉
      Bom, gostei do seu roteiro!!! E sim, comece pelo SUL… vá para Palermo, é muito linda a cidade!!! A Sicília como um todo é surreal! Estando na Sicília, não esqueça de conhecer também o Vale dos Templos de Agrigento (tem post aqui sobre o lugar), vá a Taormina, que é lindíssima e de lá você consegue enxergar o vulcão ETNA. Como o Sul está literalmente dentro do mediterrâneo, o inverno lá é mais ameno e as paisagens continuam bem bonitas! Não se preocupe! Além do que… será quase primavera… nem terá mais tanto frio!!! Já a Sardenha ainda não conheço, mas as paisagens são também deslumbrantes!!! Perto de Roma, se possível, deem um pulo em Orvieto… é uma cidade fantástica também! 😉
      Beijos e boa viagem!
      Precisando de mais alguma coisa, me dá um toque!

      Responder
  13. Cintia Vezzani

    Observação: tenho do dia 26/02 (fevereiro, e não dezembro) até o dia 12/03/2014 – desculpe-me pelo equívoco!

    Responder
  14. Euclydes

    Jean

    Estou com viagem marcada para a Itália em maio/2014. Chego por Milão e sigo de trem no mesmo dia para Roma. Fiz diversas pesquisas na internet mas ainda tenho dúvidas. Por qual estação saio do Malpesa? De lá sigo direto para Roma ou tenho que trocar de trem em Milão? Caso tenha que trocar, em qual estação devo desembarcar em Milão? Em Roma quero desembarcar na estação Termini que é próxima ao hotel que reservei.

    Responder
    1. Jean Ponchiroli

      Euclydes,
      Antes de tudo, obrigado pela sua visita!
      Para ir a Roma você deverá embarcar na estação central de Milão, que se chama MILANO CENTRALE. Vamos lá… chegando em Malpensa, você terá duas opções econômicas de transporte até o centro de Milão. Uma delas é pegar um trem (Malpensa Express) até a Estação Central (Milano Centrale), custa em torno de 11 euros. Outra opção é você pegar um ônibus em Malpensa (Malpensa Shuttle) com destino direto a Milano Centrale, custa em torno de 10 euros… se você comprar ida e volta (andata e ritorno), custará 16 euros. A vantagem do trem é que é mais rápido. O ônibus vai levar em torno de 1 hora, o dobro do tempo.
      Seguem os sites:
      Malpensa Shuttle: http://ticketonline.malpensashuttle.it
      Malpensa Express: http://www.malpensaexpress.it/it/

      Qualquer dúvida, entre em contato novamente!
      Abraços

      Responder
  15. Patricia Sikansi

    Olá Jean, tudo bem?
    Meu nome é Patrícia e gostaria de algumas sugestões sua, estaremos indo em dois casais para Itália no dia 14/04 até 12/05/14, estaremos chegando em Milao e a idéia é conhecer o máximo de lugares possíveis, você pode sugerir algum roteiro e com esse tempo será que conseguimos chegar a Sicília???? Estaremos de carro, já me inscrevi para o guia.
    Grata. Patricia Sikansi

    Responder

    1. Olá Patrícia!
      Tudo bem?! Olha que banaca… vocês terão quase 1 mês na Itália! Que privilégio heim?! Mas você está falando que vai agora daqui a praticamente 1 mês?! Como está o planejamento de vocês?! Me dá mais detalhes para ver se posso auxiliá-los de alguma forma! 😉

      Responder
  16. Cristiane Coelho

    Bom dia! Recebi o guia, porem em formato de Outlook, e não consigo abrir, pode me auxiliar?

    Grata
    Cristiane Coelho

    Responder

    1. Cristiane,
      Este arquivo que você recebeu é o cartão de visitas do Guia da Itália. O e-mail com o link, você deve ter recebido ontem também! Confirma para mim?!
      Abraços

      Responder
  17. Danilo

    Parabens pelo site! Show as dicas de vcs! Vou estar de ferias em janeiro e estou querendo ir a Italia, conhecer o pais em uns 20 dias. Janeiro pode até não ser a melhor época pra ir, mas é quando posso. O que vc me sugere? Solicitei o guia pelo site. Estou muito entusiasmado!

    Responder

    1. Danilo,
      Ficamos muito felizes em saber da sua viagem! Você não se arrependerá! Em Janeiro o clima será dureza, mas como é sua única alternativa, manda bala e curta ao máximo! a Itália tem muito à oferecer… em qualquer época do ano! Estou preparando um material muito bacana sobre o que fazer na Itália, dividido por estações do ano… quando estiver pronto, você será avisado por e-mail. Abraço

      Responder
  18. Daiane Reckziegel

    Olá Pessoal!
    Em breve viajarei para a Itália e achei muito interessante esse portal da ANVISA sobre as recomendações e exigências de SAÚDE para o país a qual se irá viajar. Basta acessar: http://www.anvisa.gov.br/viajante , clicar em “Verifique as orientações para o país de destino” e escolher o país. Abraços a todos!!

    Responder

Deixe uma resposta