Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIA

Tempo de leitura: 12 minutos

Sempre quando pensamos em viajar para a Itália, nos vem em mente conhecer as grandes e famosas cidades mundialmente conhecidas como Roma, Florença, Veneza e Milão, mas existem no país milhares de pequenas joias que são as suas vilas e pequenas cidades, que em italiano são conhecidas como Borghi no plural e Borgo no singular e neste post você vai conhecer os 25 borgos mais lindos da Itália. 

O verdadeiro charme do país está no interior, onde a vida gira em torno da piazza e a doçura de não fazer nada, em italiano Dolce far niente, reina suprema.

Repletos de romance do velho mundo e bela arquitetura medieval, esses pequenos locais encantadores parecem feitos para vagar ao longo de ruas de paralelepípedos desgastadas pelo tempo emolduradas por buganvílias coradas, banqueteando-se com massas sublimes e vinho local em pequenas trattorias despretensiosas e vendo o mundo passar nas praças pitorescas à sombra de glicínias.

De aldeias medievais no topo de uma colina congelada no tempo a vilarejos de pesca em tons pastéis que se derramam no mar, estes são os 25 borgos mais lindos da Itália segundo o site travelway:

Marzamemi, Sicília

marzamemi village sicily - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAUma vila de pescadores siciliana com um toque exótico, Marzamemi gira em torno de uma antiga tonnara (fábrica de produção de atum) construída pelos árabes por volta de 1.000 DC.

Localizada no extremo sul da ilha, a vila é um aglomerado de velhas cabanas de pescadores em arenito de telhado baixo, com ruas estreitas de paralelepípedos e praças ensolaradas que se abrem para o mar azul brilhante.

Stilo, Calábria

stilo calabria - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAIntegrante da lista das vilas mais lindas da Itália (I Borghi più belli d’Italia), Stilo é a joia bizantina da Calábria.

Com terraço nas encostas do Monte Consolino, a poucos quilômetros da costa iônica para o interior, a pequena cidade está repleta de monumentos maravilhosos, igrejas centenárias e ruínas de castelos com vista para o mar.

Sua principal atração é La Católica, uma impressionante igreja bizantina com cúpulas cobertas de azulejos que data do século IX.

Manarola, Cinque Terre

manarola cinque terre - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAUma das menores de Cinque Terre da Itália, Manarola é um arco-íris de casas coloridas empilhadas umas sobre as outras acima do mar índigo da Ligúria.

Empoleirado precariamente em um premonitório rochoso e rodeado por vinhedos íngremes, o vilarejo à beira-mar parece saído de um antigo filme italiano, com paisagens perfeitas de cartão postal a cada esquina.

Santa Maria di Leuca, Puglia

santa maria leuca italy - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIANo extremo sul da península de Salento, em um premonitório banhado por dois mares, fica Santa Maria de Leuca – uma elegante cidade portuária frequentada pela elite da Apúlia (Puglia) há mais de um século.

Palmeiras e nobres vilas Art Nouveau enquadram o calçadão à beira-mar, e seu trecho esmeralda da costa é intercalado com grutas dramáticas e enseadas de areia escondidas.

A viagem panorâmica de Leuca a Otranto, uma das cidades mais maravilhosas de Puglia, está entre as melhores da Itália.

Orta San Giulio, Piemonte

orta san giulio italy - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIACom suas pitorescas ruas estreitas, praças com arcadas graciosas e fachadas antigas repletas de tons pastéis, Orta San Giulio é mais um dos borgos mais lindos da Itália e uma das cidades mais bonitas à beira do lago.

Estendendo-se ao longo da costa leste do Lago di Orta, este enclave exclusivo para pedestres em frente a mágica Isola San Giulio – uma pequena ilha cercada por edifícios de igreja notáveis ​​no meio do lago.

Sovana, Toscana

sovana medieval village - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAImpossivelmente pitoresco e perfeitamente preservado, é fácil cair nos encantos singulares de Sovana.

Embora consistindo em pouco mais do que uma única rua, esta aldeia toscana fora do radar em Maremma é uma vitrine da arquitetura de pedra arenosa do período e monumentos históricos notáveis, com tudo, desde igrejas românicas repletas de arte a fabulosas tumbas etruscas.

Savoca, Sicília

savoca village - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIA

Embora usado como pano de fundo para algumas cenas evocativas em O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola, Savoca permanece felizmente intocado.

A vila na colina da Sicília está repleta de belas igrejas antigas e cruzada por ruelas panorâmicas de paralelepípedos com vista para vales férteis e o mar Iônico.

Atrani, Costa Amalfitana

atrani village amalfi - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIA

Os visitantes que procuram uma fatia autêntica da Costa Amalfitana da Itália provavelmente a encontrarão em Atrani, um idílico costeiro de ruas íngremes e lindas casas em tons pastéis, agrupadas em torno de uma charmosa praça medieval.

Aninhada entre duas falésias, a vila considera um dos borgos mais lindos da Itália se abre para o Mar Tirreno como um anfiteatro natural.

Civita di Bagnoregio, Lazio

civita bagnoregio lazio - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIA

Uma visita a Civita di Bagnoregio, uma vila remota no topo de uma colina de apenas 6 habitantes na Lazio, leva os viajantes de volta no tempo à Itália medieval.

O impressionante vilarejo fica precariamente no topo de uma colina de calcário vulcânico, e suas pitorescas ruas de paralelepípedos, passagens de pedra e casas antigas enfeitadas com vasos de flores parecem saídos de um conto de fadas.

Corricella, Ilha Procida

corricella procida - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAEsta vila de pescadores em forma de arco-íris na ilha de Procida é uma visão em tons pastéis, com seus belos edifícios cúbicos em tons de sorvete desbotados pelo sol caindo em direção a um mar de cobalto.

Corricella é de longe um dos lugares mais coloridos que você vai descobrir e, banhada pelo charme da velha guarda do sul da Itália, não é de se admirar que tenha servido de cenário para filmes memoráveis ​​como Il Postino (O Carteiro) ou O Talentoso Sr. Ripley.

Monteriggioni, Toscana

monteriggioni tuscany - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIACercado por grossas paredes do século 13 e torres imponentes, visitar Monteriggioni é como entrar em um túnel do tempo medieval.

A cidadela fortificada fica em uma colina suave a apenas 20 km de Siena e cativa os visitantes com sua arquitetura intacta, atmosfera mágica e vistas deslumbrantes da paisagem toscana.

Neive, Piemonte

neive vineyards - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIANeive é uma adorável cidade vinícola em Piemonte, cercada pelas colinas cobertas de vinhas e dominada por uma magnífica torre do relógio medieval.

Em seu centro histórico, românticas ruas de paralelepípedos serpenteiam entre casas de pedra com telhado vermelho, elegantes palácios antigos e pequenas igrejas barrocas adornadas com afrescos atraentes.

Castelluccio, Umbria

castelluccio piano grande - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAElevando-se acima do fantástico Piano Grande, nos Apeninos, Castelluccio é uma das aldeias mais altas e charmosas da Itália.

A visão desta aldeia histórica da Úmbria na primavera, quando La Fioritura (A Floração) transforma as planícies circundantes em um tapete vermelho, amarelo e azul, é um banquete para os olhos.

Pitigliano, Toscana

pitigliano tuscany - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAApesar de sua aparência medieval uniforme, com casas bem compactadas esculpidas em tufo de pedra, Pitigliano é um verdadeiro caleidoscópio arquitetônico, revelando camadas e mais camadas de história.

Pense em cavernas etruscas enigmáticas, um fascinante gueto judeu semelhante a um labirinto, um aqueduto medicinal, bem como lotes de escadas de pedra tortuosas e igrejas esplêndidas que datam da Idade Média.

A cidade goza de uma posição dramática em um premonitório rochoso vulcânico delimitado por vales verdejantes, na região de Maremma, no sul da Toscana.

Castel Gandolfo, Lazio

castel gandolfo italy - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAConhecida como a residência de verão do Papa, Castel Gandolfo é um elegante trecho de prédios pintados em tons pastéis, grandes vilas e restaurantes floridos na encosta com vista para as águas azuis cristalinas do Lago Albano.

Sua maior atração é o suntuoso Palazzo Apostolico (Palácio Papal) do século 17, com seus esplêndidos Jardins Barberini.

Montefollonico, Toscana

montefollonico tuscany - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIADo outro lado do vale, a partir da mais famosa Montepulciano, na província de Siena, Montefollonico é deliciosamente sereno, autêntico e fora da rota turística tradicional.

Cercado por paredes do século 13, este é o vilarejo quintessencial da Toscana no topo da colina, com vielas estreitas e sinuosas serpenteando ao redor de antigas casas cheirando Cappuccino e decoradas com gerânios em vasos.

Vipiteno, Trentino-Alto Adige

vipiteno dolomites - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAAninhada no Tirol do Sul, em meio à paisagem montanhosa de tirar o fôlego das Dolomitas, a cidade mais ao norte do país parece mais austríaca do que italiana.

Repleto de cultura, história e charme alpino, oferece algo para todos, desde lojas maravilhosas ao longo da atmosférica rua principal adornada com vilas renascentistas e moradias em banda coloridas até maravilhosos passeios e fantásticas pistas de esqui no vizinho Monte Cavallo.

Altomonte, Calábria

altomonte calabria - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAChamada de Cidade do Casamento da Calábria, Altomonte é um emaranhado romântico de edifícios medievais e vielas de pedra estreitas envolvendo uma colina acima do exuberante vale de Esaro.

Somando-se à atmosfera encantadora da vila, estão pilhas de tesouros artísticos e festivais atmosféricos, todos coroados por vistas panorâmicas imaculadas.

Borghetto, Veneto

borghetto veneto - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAUm punhado de casas e moinhos de água que parecem flutuar no rio Mincio, Borghetto é incrivelmente pitoresco e sem sombra de dúvidas um dos borgos mais lindos da Itália.

Localizada na província de Verona, a poucos quilômetros ao sul do Lago de Garda, a pequena vila fortificada atrai os visitantes com sua atmosfera romântica e os famosos tortellini feitos à mão servidos nos muitos restaurantes acolhedores que pontilham a margem do rio.

Pacentro, Abruzzo

pacentro italy - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIASituado no Parque Nacional Majella, Pacentro é uma das aldeias medievais mais carismáticas de Abruzzo.

Um lugar de vielas estreitas e atmosféricas ziguezagueando por edifícios de pedra antigos, de praças animadas envolvendo igrejas barrocas repletas de arte e torres de castelos renascentistas imponentes no horizonte.

Santa Madalena, Dolomitas

st magdalena dolomites - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIASanta Magdalena é um aglomerado idílico de antigas casas de madeira gravitando em torno da igreja mais fotografada das Dolomitas.

Aninhado em meio a exuberantes prados alpinos verdes em Val di Funes, o pequeno vilarejo montanhês ostenta magníficos panoramas sobre os picos circundantes e oferece oportunidades maravilhosas para caminhadas.

Varenna, Lago de Como

varenna lake como - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIADescendo uma colina íngreme na costa oriental do Lago de Como, os jardins em terraço hipnotizantes de Varenna e as casas de pescadores em tons pastéis fornecem um cenário de sonho para um passeggiata.

Caso contrário, a serena vila – com suas estreitas passagens íngremes e cênica orla repleta de cafés – captura perfeitamente a essência do dolce far niente.

Corinaldo, Marche

corinaldo italy - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIABecos de pedra secretos, praças bonitas dominadas por igrejas antigas e uma das escadarias mais bonitas de toda a Itália dão a Corinaldo uma sensação aconchegante de contos de fadas e o colocom entre os borgos mais lindos da Itália.

Emoldurado por muralhas de defesa do século 14, repleto de impressionantes monumentos neoclássicos e envolto em lendas bizarras, este é um dos assentamentos medievais mais espetacularmente preservados na região de Marche, na Itália central.

Portofino, Riviera Italiana – Liguria

portofino italian riviera - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIATodo verão, os ricos e famosos vão ao ensolarado e sedutor Portofino, na Riviera italiana, para uma fatia de la dolce vita.

Do romance de suas ruas sinuosas de seixos às casas de pescadores cor de doce transformadas em butiques chamativas ao longo do porto, esta vila está repleta de glamour italiano do velho mundo.

Junte-se ao beau monde para um aperitivo na famosa Piazzetta, aprecie a paisagem esplêndida com passeios pela natureza nas colinas verdejantes ao redor da cidade ou embarque em um barco para explorar a dramática costa da Ligúria.

Spello, Umbria

spello street flowers - Conheça os 25 borgos mais lindos da ITÁLIAÚmbria é um tesouro de charmosas vilas no topo de colinas, e Spello – no sopé do Monte Subasio – é tão adorável quanto parece. O borgo oferece vistas majestosas de colinas verdes ondulantes, e seu centro histórico – um enclave murado de ruas estreitas pavimentadas com tijolos e casas de pedra em tons de rosa enfeitadas com vasos de flores vibrantes – é um deleite para passear.

Para você que como nós é apaixonado pela Itália não deixe de visitar o site I Borghi piu belli d’Italia. O site é todo em italiano, mas mesmo para aqueles que não entendem nada da língua italiana vale a pena a visita só pelas imagens e vídeos de lugares maravilhosos e desconhecidos do grande público e até mesmo de muitos italianos. 

Além do site você também pode adquirir o Guia e a Revista mensal que traz todas as informações e matérias fascinantes sobre estes tesouros escondidos.

Para quem tem a assinatura da RAI Internacional não deixe de assistir o programa Il Borgo dei Borghi, o programa vai ao ar todos os anos e funciona como uma espécie de competição entre os borgos mais lindos da Itália na qual é eleito o borgo do ano.

Depois de conhecer os 25 borgos mais lindos da Itália, agora queremos saber qual é o seu borgo favorito na Itália? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.