Cidadania Italiana – Como tirar Cidadania Italiana

Tempo de leitura: 6 minutos

Cidadania Italiana
Para acessar ao CURSO completo sobre como obter a Cidadania Italiana, clique na imagem acima!

Umas das maiores dúvidas que recebemos no nosso site e nas redes sociais é: Como tirar cidadania italiana?

O sonho da conquista da cidadania italiana é sim possível para muita gente, mesmo que elas nem saibam que possuem o direito.

Nesta série de posts que faremos, darei o meu melhor para fornecer todas as informações BÁSICAS de que necessita através de um passo a passo.

Nosso objetivo será revelar exatamente o que você precisa reunir para ter o passaporte italiano, como iniciar o pedido e como economizar tempo e dinheiro no procedimento.

Vamos iniciar hoje a conquista de sua CIDADANIA ITALIANA?

Talvez você ainda não perceba a força destas palavras, mas espero que no futuro você relembre este post e perceba que a data de hoje é o começo de algo muito especial, o dia de um novo caminho que se abre e de uma vida melhor para você e seus familiares.

Meu objetivo é difundir o conhecimento sobre como obter a cidadania italiana para que mais descendentes de italianos aproveitem esta oportunidade sem precisar pagar caro por honorários, afinal é algo que é um direito seu.

COMO VAI FUNCIONAR NOSSO PASSO A PASSO DA CIDADANIA

Nosso cursinho vai ser dividido em 10 lições e vai começar com a ideia de que você está iniciando agora e não possui conhecimento sobre o assunto.

Não se preocupe, mesmo que você tenha já parentes que conseguiram a cidadania, ou queira saber mais sobre a cidadania italiana por casamento, nós iremos explicar como tudo funciona em detalhes.

Se você já sabe um pouco sobre o assunto nossas lições  mais avançadas vão lhe passar dicas importantes, como por exemplo economizar dinheiro na Itália ou encontrar documentos mais difíceis, então pode ser interessante ir seguindo o “cursinho”.

Hoje vamos falar sobre quem tem direito à cidadania italiana, no próximo post vou lhe falar sobre os documentos necessários e como conseguí-los.

Depois vamos falar sobre como economizar nas etapas brasileiras e como fazer o pedido pela Itália!

Vamos começar?

Curso Cidadania Italiana
Tire sua cidadania italiana

PASSO NUMERO 1 – CIDADANIA ITALIANA, QUEM TEM DIREITO?

Antes de começar a organizar os documentos é importante você determinar COM SEGURANÇA se possui ou não o direito à cidadania italiana, não é mesmo?

A boa notícia é que possuem o direito à cidadania italiana todos os descendentes de italianos, sem limite de gerações! Porém, espere que existem algumas regras:

Se a linha de descendência é sempre formada por homens, exemplo: TRISAVÔ ITALIANO, BISAVÔ, AVÔ, PAI, VOCÊ (você pode ser homem ou mulher que o direito está garantido).

Imagine aquela linhagem anterior e pense se houvesse uma mulher, por exemplo uma avó ou mesmo a sua mãe. Neste caso como ficaria?

Exemplo: TRISAVÔ ITALIANO, BISAVÔ, AVÓ, PAI, VOCÊ

Daí precisamos analisar melhor, veja:  

Se esta mulher (no exemplo a sua AVÓ)  teve o filho ou filha dela (ali seria o seu pai) antes de 1948 então ela não passa o direito para frente.

Exemplo: ela teve seu pai em 1947, depois seu pai teve você. Neste caso seu pai não recebeu o direito da avó e não passa para você.

Já se a mulher teve o filho ou filha a partir de 01 de janeiro de 1948 então ela passa para frente o direito à cidadania italiana.

Para ficar bem claro, vamos analisar outro exemplo: Linhagem do bisavô italiano, avô, MÃE, você.

Veja que a linhagem é a mesma da anterior, mudou apenas o ponto em que aparece uma mulher.

Se você me perguntar: Jean, esta é a minha linhagem, eu tenho direito? – eu vou querer saber de você qual a data que você nasceu, ou melhor, qual a data que a sua mãe lhe teve, se foi antes de ela ter o direito a passar a cidadania para a geração seguinte (antes de 1948) ou depois.

Se você nasceu depois de 1948 então possui o direito. Ficou claro? ou seja, tem mulher na linhagem então controle que data ela teve o filho ou filha para ver se passou ou não o direito para frente.

MAS E COMO FICA NO CASO DE QUEM TEM MULHER NA LINHAGEM QUE TEVE A GERAÇÃO SEGUINTE ANTES DE 1948 (OU SEJA SEM O DIREITO?)

Calma, não se preocupe pois existe um jeito. Se você analisou e viu que o seu caso é o da mulher que não passa o direito então não se desespere, atualmente existem formas de resolver este problema pois é possível entrar com uma ação na justiça para obter o reconhecimento.

Os documentos vão ser os mesmos, a diferença é que depois de preparar tudo você precisa contratar um advogado inscrito na Itália que faça a ação para você junto ao Tribunal em Roma.

Com uma rápida pesquisa no google você encontra alguns nomes, basta pesquisar “cidadania italiana via materna” que você acha.

O importante é antes você reunir os documentos conforme iremos lhe explicar, depois no momento apropriado você faz o pedido com um advogado.

CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO  

Também é possível obter a cidadania italiana por casamento ou mesmo se  naturalizar italiano por casamento.

Para quem casou depois de 27 de abril de 1983 só pode se naturalizar italiano por casamento, mas precisa esperar 3 anos de casado e cidadania italiana do marido ou esposa reconhecida.

Então se você está lendo este passo a passo para a sua esposa ou marido e casou depois daquela data o caminho é primeiro fazer a cidadania do marido ou esposa conforme nossas instruções, depois você pede a naturalização por casamento.

Exceção: Para esposas que casaram antes de 27 de abril de 1983 elas podem ter o reconhecimento da cidadania italiana junto com a do marido, basta juntar a certidão de casamento e nascimento delas no pedido de cidadania do marido.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Não se preocupe, continuaremos com mais informações sobre como começar o processo da forma correta, quais os documentos necessários em todos os casos e também dicas interessantes sobre como descobrir a origem de sua família.

Vai nos acompanhando por aqui! Não aguenta esperar? Então acesse esse o CURSO COMPLETO clicando AQUI!

Não esqueça de nos seguir no Facebook!

Arrivederci!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.